segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Movimento HIPPIE

Este movimento nasceu  nos anos 60 seu desenvolvimento foi maior apartir  da década de 70,isso aconteceu nos E.U.A.
Apesar dos hippeis viverem como se não tivessem nada, na maioria deles eram de uma juventude rica e escolarizada. Os hippeis por sua vez adaptaram religiões como o budismo,o hinduismo e também as religões das culturas nativas norte-americanas.


Este movimento se formou principalmente porque muitos dessas pessoas se revoltaram com a falta de desigualdades e injustiças da sociedade americana ,um desses fatores é a segregação racial,estavam por sua vez em desacordo com os valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e tolalitórios.


O movimento hippie se espalhou pelo mundo inteiro mas predominou principalmente nos E.U.A,ao chegar no Brasil este movimento foi chamado de tropicalismo,grandes artistas entraram neste movimento usando meios de comunicação para divulgar ao mundo seu ponto de vista,um desses meios foi por sua vez a música,o jeito de se vestir o "estilo" irreverente ousado,com cores fortes marcanates,cheios de desenhos e símbolos que surgiu com este movimento,usaram roupas vermelhas e naturamlente tasgadas,para ir em posição ao comunismo,e as roupas caloridas de cores  berrantes para fazer apologia á psicodélia,além de outros estilos icomuns adotados por eles...
Infelizmente a maioria dos praticantes do tropicalismo foram perseguidos e alguns desses artistas,são:


Gilberto Gil,
Caetano Veloso, acabaram sendorecuadospor apresentarem críticas caontrária ao modo de governo sem suas músicas. A maioria dos verdadeiros hippies do brasil foi fortemente reprimida e migrou de Goias,onde alguns se encotraram até os  dias atuais.
Apesar do grande número de população do mundo se mobilizarem a este movimente e por si entra mele de corpo e alma a uma proposta super bacana que era de conscientizar e acabar com tanta desigualdade que prevalece até os dias de hoje,e por isso teve um grande lado negativo,pois foram os hppies que introduziram
o uso em larga escala de intorpecentes no país isro quer dizer que foram eles que implantou o tráfico de drogas e não basta- se também o sexo despreocupado em relação ás doenças e á gravidez.
Atualmente esses movimento foi por si esquecido mas não exitinto,sua cultura e seus pensamentos prevalecem até hoje.

Um exemplo claro da cultura dos hippies existentes até hoje e as famosas "feirinhas" principalmente encontradas em praias,esculturas e bijuterias para se vender.
Pessoas essas que levam na vida na tranquilidade vaou pelo menos tentem com a ajuda de execícios como yoga e meditação.Algumas dessas pessoas nem podem esta ligadas ao movimento em si,mas vivem  vida da mesma forma e passam adiante alguns traços cuturais hoppies.
E dando exemplo ao "ponto de vista" dos hippies atualmente há cada vez mais jovens que possam não se hippeis mas buscam o fim das guerras;a liberdade,adesigualdade entre os povos,e no fim dos contos ter uma vida cheia de paz e amor,Jovens que se juntam para o mesmo ideal "soluções para um mundo melhor"


      O SÍMBOLO HIPPIE

Adotaram o símbolo da paz que foi desenvolvido pela Inglaterra,logo para uma campanha contra o desarmamento nuclear,isso nos anos 60.



 Este símbolo tem o nome de mandala (figura cirlular com 3 intervalos iguais).

     VALORES DEFENDIDOS

 Defendiam a "Paz e o Amor".
Negavam o nacionalismo e a guerra do vietname,bem como todas as outras.
Desconfiavam do poder economico militar e defendiam os valores da natureza.




     CURIOSIDADES:
Compartilhavam tudo um ao outro como suas própias refeições por exemplo.
Afrase que resume melhor este sentimento foi a famosa "make love not war".
Numa ação mas espetaculares(e mais víncula) um numeroso grupo de hippies rodeou e tentaram evita-lo penas com a força da meditação.

Um comentário:

  1. "..uma proposta super bacana que era de conscientizar e acabar com tanta desigualdade que prevalece até os dias de hoje,e por isso teve um grande lado negativo,pois foram os hppies que introduziram
    o uso em larga escala de intorpecentes no país isro quer dizer que foram eles que implantou o tráfico de drogas e não basta- se também o sexo despreocupado em relação ás doenças e á gravidez.Atualmente esses movimento foi por si esquecido mas não exitinto,sua cultura e seus pensamentos prevalecem até hoje.

    Um exemplo claro da cultura dos hippies existentes até hoje e as famosas "feirinhas" principalmente encontradas em praias,esculturas e bijuterias para se vender.
    Pessoas essas que levam na vida na tranquilidade vaou pelo menos tentem com a ajuda de execícios como yoga e meditação.Algumas dessas pessoas nem podem esta ligadas ao movimento em si,mas vivem vida da mesma forma e passam adiante alguns traços cuturais hoppies..."

    É oque? Nao consegui entender a sua critica aos Hippies do mundo.. Talvez tenha se expressado mal.. tente explicar ! :D

    ResponderExcluir