sábado, 11 de setembro de 2010

Skin Heads


Os skin heads se originou na década de 1960 no Reino Unido, seus aspectos são tanto musical como também estético e comportamental.

Muitos pensam que skin heads só são formados por grupos de pessoas de cor branca, se enganam no começo do surgimento desta tribo havia e como ainda á muitos negros, como de uma raça ou outra a maioria eram (imigrantes jamaicanos) reunidos pela música (ska, reggae, rude boys, etc.).
Um skin head pode ser tanto um garoto como uma garota basta ter afinidade com essa cultura. Na década de 60 ficou famosa por promover confrontos nos estádios de futebol (conhecido na Inglaterra como hooliganismo), e por alguns skins demonstrarem animosidade para com os paquistaneses e asiáticos. Mesmo tendo apatia por estas duas culturas, os skins dessa época eram contra grupos neonazistas e não aceitavam o racismo contra negros.

A “segunda geração” surgiu em 1970 essas mesclou a cultura do “espírito de 69” à cultura punk, na década de 1980 a cultura skin head sofreu grandes mudanças, a principal delas foi à fragmentação da cultura em diversos movimentos, pois neste período, com a infiltração da política dentro da cultura skin, imigrantes do movimento passaram a promover o racismo contra os negros, xenofobia, a homofobia, aos nordestinos a cultivar as ideologias neonazistas. Por este motivo temos skin heads de tosos os estilos...
A pronunciar a palavra skin heads já pensamos em pessoas de cabeças raspadas e expressão de maldade no rosto, nos enganamos novamente em pensar assim á skins que não seguem esse estereótipo, podem ter mais cabelo do que muitos que não são skins e se vestir totalmente contrariam ao estilo mostrado pela mídia.
A mídia faz com que as pessoas associem a palavra skin heads ás agressões fascistas e grupos neonazistas, mais vale ressaltar que tradicionalmente os verdadeiros skins têm estado sempre á margem dessas atitudes condenáveis de agressões contra o próximo. Portanto, ao ouvir a expressão ou ver um simpatizante dessa cultura, não é bom rotulá-lo pelo o que te passam. É aconselhável saber se aquele skin pertence á cultura originária da década de 60, ou aos grupos nascidos da fragmentação do movimento na década de 80.


Surgimento do símbolo nazista



Não se sabe exatamente qual foi o povo que usou esse sinal pela primeira vez, mas é certo que ele tem origem muito antiga, de pelo menos cinco mil anos. A palavra em si vem do sânscrito svastika, que significa “condutora do bem-estar”.

Era conhecida como símbolo de boa sorte por várias culturas, e ainda continua sendo usado como símbolo de fortuna pelo hindu.

Existem dois tipos de suástica: uma com os braços virados em sentido horário, outra voltada para o sentido oposto. Essa última, tida como noturna, seria usada como rituais de magia negra. A primeira considerada um símbolo solar e, portanto, diurno é a da boa sorte.

Quando foi fundado o Partido Nacional Socialista alemão, em 1920, a suástica solar foi adotada como seu emblema principal por sugestão do poeta Guido Von List.

Com o fim da segunda guerra mundial,em 1945,o símbolo foi oficialmente aposentado, mas continua sendo usado por grupos neonazistas.

Um comentário: